June 14, 2024

FAPESP firma parcerias para fomentar investimentos em empresas apoiadas pelo PIPE

A FAPESP firmou parcerias com fundos de investimentos, plataformas de investimento participativo (equity crowdfunding) e redes de investidores-anjo. A iniciativa integra um conjunto de medidas voltadas a ampliar e a diversificar as fontes de financiamento das empresas de base tecnológica (deep techs) apoiadas pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

“Há dois anos, o Conselho Superior da FAPESP decidiu aprovar uma diretriz que, além do que fazemos por meio do PIPE e outros instrumentos da instituição voltados a apoiar pequenas empresas inovativas, também abrisse a possibilidade de trabalhar com parceiros externos à Fundação no apoio do aporte de capital junto às empresas apoiadas pelos nossos programas”, disse Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP, durante o PIPE Day, evento on-line realizado nos dias 23 e 27 de maio com o intuito de apresentar as novas oportunidades de acesso a capital para representantes de empresas apoiadas pelo PIPE.

“É uma tentativa de dar um passo além do que já fazíamos para termos mais sucesso na transformação dessas empresas inovadoras, intensivas em tecnologia, para que possam ter maior êxito em suas jornadas”, afirmou.

A gravação das apresentações pode ser acessada na página, onde também foram disponibilizados os arquivos de slides exibidos pelas parceiras.

Os novos parceiros da FAPESP que se apresentaram aos empreendedores no PIPE Day foram as gestoras dos fundos Criatec 4 e Indicator 2 IoT, as plataformas de equity crowdfunding EqSeed e Captable e as redes de investidores-anjo FEA Angels e Anjos do Brasil.

A adesão da FAPESP ao Criatec 4 e Indicator 2 IoT, ambos fundos patrocinados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a participação de cotistas públicos e privados, ocorreu no ano passado. A Fundação aportará R$ 30 milhões em cada fundo por um período de quatro a cinco anos, sendo que montante equivalente deve ser investido em empresas egressas ou participantes do PIPE.

(Por: Elton Alisson – Agência FAPESP)

Read ->